segunda-feira, 24 de maio de 2010

Merendeiras

Quem pensa que a merenda escolar tem somente a função de alimentar os alunos da rede pública de ensino está enganado. A merenda, que deve conter todos os nutrientes de que a criança precisa diariamente, tem pretensão muito mais nobre: a educação alimentar. E as merendeiras, como são chamadas têm, atualmente, importância reconhecida no processo educacional, pois a alimentação adequada é decisiva na formação do ser humano.
O objetivo maior da merenda é oferecer condições de o estudante adquirir hábitos alimentares saudáveis. "A alimentação diária é um momento de formação de hábitos. Na escola, são garantidas à criança refeições preparadas com alimentos balanceados, escolhidos por profissional especializada. A criança chega em casa e pede à mãe que lhe faça os legumes que ela comeu na escola.
Mas, de acordo com a nutricionista Verediana, nutricionista da rede municipal, o sucesso dos nutricionistas, que estudam e elaboram os pratos, está literalmente nas mãos das merendeiras: "Todo o planejamento realizado será inútil se a merendeira não estiver bem preparada. Ela é a conexão principal entre o que foi planejado e a criança. Não é mera cozinheira, mas também uma educadora, pois é o elo humano entre o alimento e o aluno. No momento em que serve a criança, cabe-lhe valorizar o que está servindo. Sua orientação é entregar a refeição e, com carinho, incentivar o estudante a se alimentar".
Atualmente, todas as merendeiras passam por um treinamento em que são analisadas até noções e condições de higiene. E recebem orientaçoes nutricionais periódica.
O trabalho destas profissionais, no entanto, é muito mais amplo. Elas também contribuem, juntamente com os professores, para educar os alunos.
"Para garantir e melhorar a qualidade do aprendizado, a criança precisa estar bem alimentada, a fim de tornar-se um adulto mais saudável e preparado para a vida e a construção de um mundo novo. E, como nossa responsabilidade é grande neste sentido,
Diante de tanto trabalho, temos bons motivos para oferecer, com orgulho e sorriso estampado no rosto, o prato feito às crianças.
"A fisionomia e a postura da merendeira na hora de servir o prato ao aluno são fundamentais. Esta relação é tão estreita e delicada que as 'tias', como são carinhosamente chamadas, já sabem quem são os alunos, o que vão querer e se vão repetir".

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